Cartão de Visitas INTRODUCTION INCORPORAÇÃO REAL ESTATE INC APP
CARBON CREDIT
NOTÍCIAS
NEWS
UTILIDADE PÚBLICA
OPINIÃO


   

         AUTORIZAÇÃO ESCRITA,  É EXIGÊNCIA LEGAL

          Geraldo de Oliveira Filho

           Com certa frequência, ouvimos dizer que “a lei não pegou”.         E quem foi que disse que as leis deixam de existir porque não são observadas? Só quem tem interesse em que as leis não sejam cumpridas são os que pretendem agir desonestamente.

 As leis existem pra proteger o cidadão, por isso devem ser cumpridas.

 Conforme publicação feita pelo jornal O Estado de S. Paulo, na edição do dia 11/01/2014, a Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1.978, que regulamenta a atividade do corretor de imóveis, também, o obriga a estar AUTORIZADO POR ESCRITO, para fazer a intermediação da venda ou locação de imóveis. Da mesma forma a autorização, está garantida pela Resolução Cofeci 458/95 e respaldado pelo Código Civil Brasileiro em seus artigos 722 a 729.

 Na autorização constarão os dados do proprietário, o endereço do imóvel, os números da Matrícula e do IPTU, o preço mínimo estipulado pelo dono do imóvel, os dados do corretor de imóveis e o respectivo número de seu credenciamento ou da imobiliária e o comprometimento do proprietário de que pagará a comissão de 6% (Seis por cento) pelo serviço prestado se o citado corretor fizer a intermediação. Não precisa ser uma autorização com exclusividade.

Quando o proprietário não autoriza por escrito, o corretor ou a imobiliária fica na ilegalidade e o dono do imóvel fica desprotegido.

 Se o corretor não está credenciado, não é corretor. Nesse caso, também, o proprietário estará desprotegido.

 O CRECI existe para fiscalizar o trabalho do corretor, quando há denúncia averigua e havendo necessidade pune o profissional. Mas é preciso compreender que só é profissional quem está credenciado.

 Senhores proprietários, um negócio só é bom quando é bom para os dois lados. Os negócios da China pressupõem que alguém levou prejuízo.

Muito foi feito para que a corretagem imobiliária fosse regulamentada e muito se faz para que a legislação seja aprimorada, no sentido de eliminar possíveis falhas e melhor qualificar o profissional, tornando a relação entre as partes o mais transparente possível.

 Senhores proprietários, cumpram sua parte autorizando por escrito e fiquem tranquilos com a certeza de que estão agindo dentro da lei e que serão respaldados por essa mesma lei se houver necessidade.    ___________________________________________________________________________

         NÃO COMPRE GATO POR LEBRE

        Geraldo de Oliveira Filho

CRECI_INSTITUCIONALVocê passaria por uma consulta com um médico que não fosse diplomado? Claro que não. Nem ele seria
médico.

Contrataria um advogado que  não    tivesse a carteira da OAB, colocando em suas mãos uma causa que   poria em risco a perda de parte de seu patrimônio?

Entregaria a um arquiteto sem formação o projeto de
sua casa ou a construção aos cuidados de um
engenheiro que não tivesse o CREA? Claro que não.

Da mesma forma você não deve contratar um corretor
                            
de imóveis que não tenha o                  CARTÃO DE REGULARIDADE PROFISSIONAL
 
Se não é credenciado pelo CRECI, não é um corretor.
Se não é corretor e se faz passar por corretor, não é confiável.

Não tem qualificação e não está habilitado para a
função, além de estar mentindo para o cliente.
 
O objetivo desta matéria é prevenír e esclarecer   que os causadores de tantas queixas não são corretores e sim aventureiros que escondem-se atrás de um título que não possuem e ficam à vontade para agir porque presumem, acertadamente, que o cliente não irá solicitar seu credenciamento.

Exija do corretor a carteira do credenciamento, onde constam a foto, o número do RG, o número do CPF,
filiação e o número do CRECI e tenha a certeza de     que, em última análise, haverá a quem levar sua queixa e obter resultado rápido e eficaz: o CRECI.

      
Agora que você está esclarecido, não comprará       gato por lebre.

 _____________________________________________

                                                                            SEU SUCESSO É A NOSSA REALIZAÇÃO


                                                    

Site Map